CPI

Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal

Mariana e Brumadinho: crimes ambientais e fiscalização de barragens em Minas Gerais

Mariana e Brumadinho: Crimes Ambientais e fiscalização de barragens em Minas Gerais toma parte como uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal que tem como seu objetivo máximo a investigação dos crimes ambientais que ocorreram em Mariana, no ano de 2015, e em Brumadinho, no ano de 2019. Casos estes muito similares, pois ambos culminaram na ruptura de barragens de rejeitos de minérios pertencentes à empresa mineradora Vale. Além disso, a população de Minas Gerais e o seu meio ambiente estão marcados para sempre, devido às consequências, como a perda de vidas, do meio de subsistência da população, de moradias, da qualidade de vida e de parte da fauna e flora. Também houve o grande acúmulo de lama no solo e nos rios, gerando um sério desequilíbrio ecológico nos locais atingidos e nas proximidades. O questionamento é: Por que existem, ainda, tantas barragens em estado de risco? Como que, após a tragédia de Mariana, ainda foi permitido que ocorresse um outro desabamento de barragem, desta vez em Brumadinho? Seriam casos de negligência do Estado e descaso das mineradoras ou “apenas” uma tragédia?

mesa diretora

Marcela Nunes

Oi, gente! Meu nome é Marcela Nunes, eu tenho 18 anos anos e estou no 3° ano do ensino médio no cp2 de realengo. É um prazer enorme estar participando do VI MID como diretora dessa CPI maravilhosa sobre Mariana e Brumadinho com uma mesa linda demais. Esse tema nos tocou muito por todos os níveis de irresponsabilidade que estavam envolvidos e por ver a gravidade de todo o problema se repetir novamente, visto que existem diversas barragens pelo Brasil nas mesmas condições de risco. Estarei aqui pra ajudar no que for preciso, antes, durante e depois do MID, e espero que vocês tenham uma experiência incrível aqui com a gente.

Maria Clara Freitas

Oi gente!!! Eu sou a Maria Clara Freitas, tenho 17 anos e estou no terceiro ano do campus Realengo. Sou diretora dessa CPI do Senado que foi planejada com tanto empenho por todas nós. Posso dizer por mim e pelas meninas que é um sonho poder fazer parte da organização de um modelo que muda a vida de tantos alunos do CPII com um tema tão importante quanto o rompimento das barragens no nosso país. Nós precisamos debater e incentivar a reflexão sobre o que acontece no território brasileiro e a negligência do Estado quanto às vidas brasileiras, o que não acontece. Tenho certeza que vai ser de uma importância absurda poder estudar e pesquisar a fundo a verdadeira realidade da relação entre política e as empresas e o quanto elas se misturam. Espero que esses 4 dias de modelo sejam cheios de aprendizados tanto pra vocês quanto pra nós da mesa. É uma honra poder dividir o VI MID com vocês! Nos vemos em setembro!

Maria Eduarda Alves

Olá, gente! Eu sou a Maria Eduarda Alves, tenho 17 anos e estudo no 3o ano do Ensino Médio do Colégio Pedro II de Realengo. É uma honra ser diretora da CPI sobre as tragédias de Mariana e Brumadinho no VI MID, até porque, além de ser diretora com essas outras três mulheres maravilhosas na mesa, o MID é um modelo muito especial pra mim. Esse tema nos lembra tragicamente o quanto o nosso país é cada vez mais deixado de lado pelos próprios governantes, e é por isso que gostaríamos de ver nossos futuros delegados agindo na posição de pessoas que podem e devem fazer a diferença pelo nosso país. Nós, como diretoras, estaremos a disposição de todos os delegados para conversar, estudar o tema e dar todo tipo de suporte durante o modelo. Espero que vocês aproveitem muito, aprendam e desfrutem dessa experiência maravilhosa que será o VI MID! Até lá!!!

Victória Regina

Olá futuros delegados!! Meu nome é Victória Regina, tenho 19 anos e estou no 3º ano do Colégio Pedro II, Campus Realengo II. Estou imensamente grata por ser diretora junto com essas mulheres incríveis e tratando de um assunto tão importante e atual: os crimes de Brumadinho e Mariana. Espero que esses 4 dias sejam de reflexão para que crimes como o de Mariana, que se repetiu em Brumadinho, não aconteçam novamente e para além, seus responsáveis sejam devidamente culpados. São vidas, famílias e municípios destruídos que não devem ser notícias por um mês e esquecidos, devemos lutar para que isso não ocorra repetidamente. Nossa mesa está disposta a conversar sobre o comitê antes, durante e depois do MID! Sempre estaremos dispostas a ouvir e debater, dando todo amparo possível. Que possamos viver momentos incríveis nesse VI MID CPII!!